Dois dos pioneiros do Autorama de Réplicas em Goiás, Fábio Passáglia, o popular Fabím que está mais próximo da piscina, e o Francisco Ávila, Chiquinho, rente ao balcão de camisa manga longa e colete na cor branca ao ombro, que tiveram a incumbência de promover e receber respectivamente, a 2ª Etapa do Campeonato Goiano de SCX Digital, 1.200 Voltas Porsche 911 Cup, no dia 21/05.
Para melhor compreensão do espírito que norteia a competição, o Fabím me convocou para correr embora tenho ido só para cobrir, haja vista que, muitos pilotos não puderam comparecer devido a motivos maiores, o que forçou a retirada de uma equipe, ao invés de 06 carros correndo simultaneamente, tivemos somente 05. Segundo ele, caso não aceitasse, teriam que mexer em toda a programação, no que topei e a convite do Wiltão fui treinar e até não decepcionei tanto, pois cravei 9segundos e 386 milésimos, confesso, esse tempo só foi possível após superar as dificuldades nas reduções de velocidade em aproximação de curvas, ficava com a impressão de que o controle travava, até que deixei de reduzir bruscamente deixando o carro em freio continuo e sem corrente elétrica, aliás fator que incomodou a maioria dos automodelistas, principalmente os de pior resultado. Em seguida, com a confirmação de que o contingente de pilotos não estava tão baixo e ele veio conversar comigo todo constrito, tímido e sem graça:
- "Olha Enorê, infelizmente chegaram alguns pilotos.." quando o interrompi argumentando que não havia motivo para ele ficar constrangido, pois achava que ele estava me tirando um peso das costas e também da consciência, pois não consegui abastecer sem o auxílio do Wiltão com quem correria, ao lado do Solon que até comprou um acelerador novo para evitar confusão com as reduções. Ele me abraçou aliviado ainda me agradecendo.
Não estou ainda em condições de aconselhar, mas um dos segredos e não reduzir totalmente, e sim, deixar o controle com um pouco de passagem de energia elétrica para a pista e Réplica de Autorama, caso contrário a sensação é de que travou o acelerador.
Flagrante de 02 pilotos da equipe campeã, verde, André Passáglia junto a pista e Fernando Antônio Curado, o Q Jím, mesclando as gerações de pilotos. Esse Dé anda muito e transita entre a serenidade e a responder as provocações com mais ironia, sem prejudicar em nada o ambiente que aceita essas brincadeiras. Q Jím chegou de última hora e entrou para os Verdes, permitindo que a equipe não fosse penalizada com 15 voltas por ter o número mínimo de pilotos infringido, são 04.
Detalhe da Arquibancada no final da reta oposta.
Composição das equipes: Verde: Ozílio, Fernando, Dé e Q Jím; Vermelha: André Fleury, Chiquinho e Neto; Amarela: Paulo Baroni, Christiano Vaz - Kitty, Durval "J69" e Sílvio Neto - Homer Simpson; Preta: Fabím, Fabrício, Marco e Sérgio e a Azul: Wiltão, Solon e Fabiano.
As cores das Equipes são referência as cores predominantes nos carros de cada uma.
Os carros tem rendimento bem próximo e são todos preparados pelo Fabím com a mesma atenção e dedicação, alguns cedidos por ele, outros pelo Chiquinho como empréstimo para quem ainda não tem automodelo digital.
Nessa 2ª prova de Replicamodelismo de Fenda Digital, a corrida teve o número de voltas estipulado novamente em 1.200 voltas, característica de prova de longa duração, Endurance, como a 1ª Etapa destinada aos Nascars. Ao invés de 06 correram com uma equipe a menos, já que o desfalque com os pilotos foi considerável. Como pode-se observar nessa foto ao alto, existem alternadores de fendas em retas e curvas e basta o piloto acionar um dispositivo no controle para que o Slot car mude de pista. Obrigatoriamente é necessário recorrer aos boxes, alterna-se a pista, aciona-se o botão do controlador de velocidade e a automação do sistema da SCX simula a abertura do tanque de combustível. Estaciona-se na área do pit lane, fica com o controle acelerado para colocar energia ou o que corresponde ao combustível, fecha-se o tanque e os carros ficam mais pesados com maior quantidade de energia, também simulando falhas na alimentação, quando o mostrador aponta para 02 somente traços.
O piloto isolado a esquerda é o Ozílio, outro craque com aço da equipe Verde. Ele, inclusive, registrou a volta mais rápida da prova, 8s/s e 669 milésimos de segundo, sendo superado pelo Chiquinho com a marca de 8s/s e 611ms.
O 2º piloto da equipe verde a competir, Fernando, ao lado da amarela Durval J 69, vermelha Neto e azul Fabiano.
Percebi que a distribuição da ordem dos pilotos teve fundamental importância no desenrolar da competição. Por exemplo, a Verde que complementou 1.200 voltas em primeiro lugar, contando também com a sorte, deixou o Q Jím, mais velho e experiente que chegou atrasado e não permitiu uma reação maior ainda da equipe que estava em 2º lugar, como último piloto para completar a corrida e resistir bravamente a pressão anunciada pelo Fabím, o qual brincava dizendo que se a diferença fosse somente de 20 voltas eles ganhariam. O Sérgio da Team Preta, assumiu tendo em seu desfavor 31 voltas que brilhantemente diminuí para 14, menos da metade, ainda assim cruzaram na 2ª colocação com 1.186 voltas arrancando aplausos entre os presentes. O ritmo da Vermelha não permite afirmar que ela assumiu a 3ª colocação de forma consistente totalizando 1.145 voltas ou se perdeu a condição de vice campeã, pois esteve bem comodamente a frente da Preta, pelo menos até 1/6 da corrida. Com 1.115, a Amarela teve um desempenho inferior ao que se esperava. Na 5ª posição cruzou a equipe Azul somou 1.093 voltas.
Nessa foto temos o Sílvio Neto - Homer Simpson, eu sentado e muito bem tratado, André Fleury - Dick Vigarista virando-se para o fotografo Paulo Baroni que recebeu o apelido do desenho animado, aquele urso que fala e pouco se entende - Buscapé, Q Jím encoberto e o Wiltão.
Antes de mais nada tenho que me desculpar por estar postando este artigo que completou semana de realizado, pois estou encontrando dificuldades com o Blog, não sei se estou muito próximo de suplantar definitivamente meu limite de artigos com foto, mas o fato é que a matéria está salva há uma semana e 02 dias aguardando as fotos, então desde a terça feira pretérito. Mas como seria desrespeitoso para com quem nos segue e visita, além de deselegante e nada gentil com os organizadores, o Fabím, que inclusive enviou um companheiro para me buscar, e o Francisco Ávila, Chiquinho, proprietário da Chiquinho Racing, sede da 2ª etapa do Campeonato Goiano SCX Digital - 1.200 Voltas Porsche 911 Cup, além do Paulo Baroni que cedeu as fotos que tirou na oportunidade. A verdade que um evento dessa natureza não poderia passar em branco, ainda que com atraso remediável.
A patota que estava esperando a Seção Derrubação vai se decepcionar com esse artigo.
No próximo sábado teremos, salvo engano, mais uma etapa do Goiano de SCX Digital de Velocidade.
Enorê Brião Bragança.
Enorê Brião Bragança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário